O BNI foi fundado nos Estados Unidos em 1985 por Ivan Misner, um dos maiores especialistas do mundo em "Networking" e em marketing palavra-passa-palavra, segundo o jornal The New York Times.
O BNI - Business Network International, é a maior e mais bem sucedida organização de referências de negócios do mundo. Está presente em mais de 73 países e tem mais de 260 mil empresários e profissionais liberais. O principio básico da organização assenta na construção de relações de confiança em ambiente estruturado e profissional, promovendo a criação de negócios entre todos os seus membros.
Depois de um colega do seu grupo BNI perceber o cliente que procura, informa-o que o pode referenciar.
Todas as referências que lhe passarem são antes trabalhadas, e a pessoa que lhe referenciaram já estará à espera de ser contactada por si. Uma vez entregue a fonte de referência, ou seja, nome de uma pessoa a contactar, tudo o resto é consigo. O papel dos membros BNI, é referenciá-lo, não é efetuar negócios por si. Uma referência é melhor do que uma chamada fria, porque tem o nome do possível cliente e este já está à espera do seu contacto. Além disso poderá usar o nome da pessoa que lhe passou a referência para "abrir a porta". O que poderá ser melhor?
A filosofia do BNI assenta no poderoso conceito “Givers Gain®" que se traduz em dar negócios para receber. Isto é, quantas mais referências de negócio passar aos seus colegas membros, mais referências de negócio irá receber.